Você já deve ter se perguntado por que o seu website não atrai muitos visitantes e sente que ele não está sendo muito chamativo, certo? Às vezes, ele até dá a sensação de ser “amador”. A verdade é que existem vários erros que podem fazer um site parecer assim.
Esses erros não só afastam usuários, mas em alguns casos, podem até prejudicar a reputação do seu negócio.
A maioria desses erros acontece por falta de atenção ou de conhecimento. Mas não se preocupe! Se você continuar lendo este artigo, entenderá se o seu site tem ou não uma “cara amadora”.
Como meu site acaba ficando com uma cara “amadora”
Uma boa maneira de explicarmos como um site acaba passando um sentimento amador é usando exemplos e comparações.
Pois então, você entra no google, pesquisa um tema e entra em um site que aborda mais daquilo, e logo de cara o site já demora muito para carregar, esse é o primeiro sinal que tem algo errado naquele site.
Claro, os problemas de velocidade podem estar relacionados ao próprio Google, mas muitas vezes o problema é o site em si.
Porém agora imagine, você entrar no site e nada lá funciona bem, tudo é lento, é como se nada funcionasse direito, alguns botões demoram muito para responder, você observa e vê que existem textos um acima do outro, as cores são desagradáveis, dentre diversos outros problemas que deixaria qualquer pessoa desconfortável ou irritada.
Isso caracteriza o que seria um site amador, algo feito sem atenção ou com falta de conhecimento, mas afinal, o que são esses erros que podem deixar meu site amador?
Layout desorganizado ou “genérico demais”
Tudo bem, um layout genérico não significa necessariamente que um site é ruim porém deve ser levado em conta que é necessário um pouquinho de originalidade ao criar um website, pois você está criando algo profissional
O problema de ser genérico não é um layout que todos usam e sim a falta de originalidade naquilo, imagine você acessa um site e tem uma tela branca com a escrita “Vende-se apartamentos em tal cidade”, tudo bem, passou a mensagem, legal, porém não passou confiança e fez parecer que era só mais um produto feito de qualquer jeito.
Agora o layout desorganizado é outra história, é ele que passa confiança para o seu público, é ele que decide se um produto vai ser vendido com sucesso ou não, ele é o núcleo da aparência do seu site.
Ninguém gostaria de entrar em um site em que o cabeçalho está no lugar do rodapé e vice-versa, ou o botão de contato ser da mesma cor do fundo (não iria dar pra enxergar certo?)
Portanto, o correto a ser feito é evitar que seu site seja feito “às pressas” prestando mais atenção na hora da criação e pensar principalmente se o layout está ficando bom, as cores estão legais e se aquilo passa um ar profissional.
Tipografia ruim ou exagerada
Entrou em um site e ao ler um blog, percebeu que existem erros ortográficos, Não estamos falando apenas de pontuação, mas de palavras escritas de forma errada (por exemplo, “S” no lugar de “Ç”) ou frases sem sentido.
Além disso, palavras complexas e desnecessárias, como “Inconstitucionalissimamente”, convenhamos que muitas pessoas não gostariam de ver isso certo?
Portanto, isso transmite a impressão de que o site não se preocupa com a qualidade do conteúdo e passa a sensação de um “site amador”.
Mesmo que muitas pessoas desconsiderem esse caso, isso deve ser levado muito em consideração, pois mesmo inconscientemente isso ainda incomoda quem está lendo o que você escreveu, resultando em uma má experiência.
Imagens de baixa qualidade
Além de ser algo péssimo para o SEO (Search Engine Optimization) quando uma imagem de baixa qualidade fica amostra para o público, onde você consegue literalmente contar os pixels, passa uma visão nada profissional.
Além de que quem está vendo aquilo ficará extremamente desconfortável, é como se o usuário estivesse olhando para uma tela suja.
Isso é um dos principais tópicos que caracterizam um site amador pois qualquer pessoa que observa aquilo vê que foi feito às pressas, não teve atenção e se houvesse mais capricho aquilo poderia se tornar algo bem melhor.
Falta de identidade visual constante
Você entra em um site e só vê uma tela branca com uma logo (se houver uma logo) e um formulário de contato. Isso transmite falta de identidade, com a ausência de elementos visuais que representam a empresa ou a marca, isso pode a acabar gerando desconfiança.
Se o site não tem uma identidade clara, as pessoas podem começar a desconfiar da marca e, em vez de se tornarem clientes, acabam se afastando.
O ideal é garantir que seu site tenha uma identidade visual consistente, cores que representam sua marca, logo bem posicionado e informações claras.
Não é preciso muito para passar uma boa impressão, apenas não faça de qualquer jeito para que tudo dê certo.
Textos mal escritos ou confusos
Você entra em uma página de blog, lê o artigo do começo ao fim e sai de lá sem entender nada. na verdade, você queria sanar suas dúvidas e saiu com ainda mais dúvidas.
Você observa que várias e várias vezes o texto se desvia do seu objetivo principal, tentando abordar temas que só devem ser usados como exemplos ou nem deveriam estar ali.
Entretanto é ainda pior quando o escritor do artigo não sabe o que dizer sobre o tema que ele mesmo escolheu, notamos que o tema não gira em torno dele mesmo e sim em uma espiral de confusão e frases aleatórias que ele apenas escreve por escrever, sem se abordar no tema, sem se aprofundar nele.
Caso seja necessário usar exemplos, podemos apenas colocar um link que nos levaria para um outro post que explicaria melhor aquele tema.
Contudo, para abordar um tema que não conhecemos é necessário pelo menos um breve estudo do caso e após isso podemos começar a elaborar um blog.
Contudo, é recomendável que após a finalização, o texto seja revisado devidamente, e se preciso, seja feita uma última pesquisa sobre o tema para ter a certeza de que nada está errado.
Site não responsivo
Um site não responsivo é péssimo, tanto para o SEO quanto para a experiência do usuário.
É necessário que após toda criação de um site, seja verificada a questão de responsividade dele pois o mesmo site que possui uma aparência em um dispositivo possui outra aparência em outro aparelho (como por exemplo computadores e celulares).
Portanto, a falta de responsividade é um dos principais pontos que pode transformar um site bom em um site amador, afinal a maioria da população hoje em dia possui um celular.
Falta de informações básicas
O que seria “informações básicas” simples, seriam informações como contato, identidade, o que aquela empresa faz. é o ponto principal do seu site.
Sem essas informações fica difícil convencer alguém de que seu trabalho é autêntico e confiável.
Além de que sem informações como por exemplo de contato, não seria possível captar um lead de um cliente em potencial.
Portanto o primeiro foco é sempre colocar as informações básicas do seu site e caso queira, após isso, você pode começar a colocar pontos extras, mas sem exagerar.
Criar um website necessita de muitas habilidades sendo algumas delas atenção, foco e noção básica. Uma dica, na hora da criação do website pense “Se eu fosse um usuário, eu acharia esse site agradável?”.
Lembre-se de que, muitas vezes, a forma como algo é apresentado é tão importante quanto o produto ou serviço em si.
Agora que você conhece os principais erros que podem deixar seu site com cara de amador, você pode começar a trabalhar para melhorar a aparência e a funcionalidade do seu site.
Se precisar de ajuda, um web designer profissional pode ser a chave para transformar o seu site e garantir resultados melhores!
Caso precise de mais informações sobre o assunto, é recomendado que você leia também “Web Designer: Oque faz? Você não vê mas muda tudo no final”